O mês de abril é conhecido como “Abril Marrom” e é dedicado à conscientização sobre a cegueira em suas diversas formas. Esta é uma campanha anual que busca alertar a população sobre as causas e consequências da cegueira, bem como a importância da prevenção e do tratamento precoce.
O mês que também comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Cegueira (6 de abril), foi idealizado pelo Dr. Suel Abujamara, oftalmologista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) responsável por diversos avanços na saúde ocular. Além de ser um mês em que se apresenta muitos casos de problemas oculares, o Abril Marrom também homenageia o Dia Nacional do Braille (8 de abril), data de nascimento de José Álvares de Azevedo, professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.
A cegueira afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Existem diversas causas para a perda da visão, como doenças hereditárias, diabetes, catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e outras doenças oculares. Apesar da variedade das doenças que levam à deficiência visual, a Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula que 80% dos casos poderiam ser tratados ou prevenidos.
A cegueira pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas, afetando suas habilidades cotidianas, sua independência e sua capacidade de realizar tarefas simples. A prevenção e o tratamento precoce são fundamentais para evitar ou minimizar os danos causados pela cegueira.
Se você valoriza esse sentido maravilhoso que é a visão e quer nos ajudar a cuidar da saúde ocular de seus amigos e familiares: compartilhe essas informações e incentive-os a também cuidar da saúde dos olhos.