Você sabia que, ao longo do tempo, níveis glicêmicos altos (glicose no sangue) podem levar a complicações vasculares em vários tecidos e órgãos, como no coração, sistema nervoso, rins, membros inferiores (pernas e pés) e inclusive nos olhos? Uma dessas complicações chama-se Edema Macular Diabético.
Trata-se de uma consequência da Retinopatia Diabética, podendo ocorrer em qualquer estágio da RD, embora o risco aumente de acordo com a gravidade da retinopatia diabética. Cerca de metade das pessoas com retinopatia diabética desenvolve também o edema.
A principal causa do Edema Macular é em consequência ao vazamento de fluido dos vasos sanguíneos da retina, porque eles estão danificados ou devido a alguma anomalia, e suas paredes se tornam mais permeáveis ou muito finas. Como resultado do vazamento de fluido, a mácula é “inundada”, engrossa e fica inflamada.
Esse é um problema silencioso, que apesar de apresentar poucos sintomas no início, vai se desenvolvendo sem que o paciente muitas vezes se dê conta. As complicações do EMD vão ficando mais sérias com o passar do tempo, e incluem:
- Visão borrada;
- Imagens distorcidas;
- Alterações da visão das cores;
- Manchas ou pontos flutuantes que se movem através do campo de visão.
O tratamento para o edema macular diabético (EMD) varia de acordo com o tipo e a gravidade da doença que o paciente apresenta, determinados no momento do diagnóstico. As estratégias de tratamento mais eficazes visam inicialmente combater as causas do edema macular diabético (EMD), ou seja, o diabetes descontrolado (altos níveis de glicose no sangue) e/ou a pressão arterial elevada, e, em seguida, tratar diretamente os danos na visão.
Não espere a manifestação dos sintomas, visite o oftalmologista regularmente. Pessoas com diabetes devem fazer visitas regulares ao oftalmologista, e sempre que apresentarem qualquer alteração visual. O controle do diabetes, por meio da tomada de medicamentos como prescrito, da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e de uma dieta saudável, pode prevenir ou retardar o desenvolvimento do EMD e a perda de visão.