O que é
O objetivo deste tratamento é estabilizar doenças crônicas e progressivas da retina através da aplicação de medicamentos dentro da cavidade vítrea. Os principais medicamentos utilizados são os corticosteroides (anti-inflamatórios) e os antiangiogênicos. Os antiangiogênicos atuam bloqueando o fator de crescimento endotelial vascular e prevenindo a perda de visão que geralmente ocorre devido à formação de novos vasos sanguíneos anormais, chamados neovasos. As doenças mais comuns tratadas com esse método são a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o edema macular diabético.
Se esse tratamento for indicado para você, as aplicações do medicamento devem ser inicialmente realizadas mensalmente e, dependendo da resposta, podem ser espaçadas e tornarem-se menos frequentes. Ao interromper ou limitar o crescimento de novos vasos sanguíneos, esses medicamentos ajudam a preservar a sua visão. O número e a frequência das aplicações são avaliados caso a caso.
Como acontece
Não é necessário jejum para este procedimento. Ao chegar à clínica, o paciente passará por uma verificação dos dados para garantir que todas as informações relacionadas a ele e ao procedimento estejam corretas. Será feita uma marcação no olho a ser tratado. Antes da injeção, o olho e as pálpebras são desinfetados. Não é necessário dilatação pupilar. A anestesia é local, por meio do uso de colírios. Após a injeção, colírios antibióticos devem ser administrados por alguns dias.
Injeções Intra-vítreas de Antiangiogênicos
O que é
As injeções intra-vítreas de antiangiogênicos são procedimentos oftalmológicos nos quais medicamentos são injetados no espaço gelatinoso dentro do olho, chamado vítreo. Esses medicamentos são conhecidos como antiangiogênicos e têm a finalidade de bloquear o crescimento anormal de vasos sanguíneos na retina.
Como acontece
Durante as injeções intra-vítreas de antiangiogênicos, um medicamento é injetado no olho através de uma agulha fina. O medicamento bloqueia o crescimento anormal de vasos sanguíneos na retina, ajudando a tratar condições oculares como degeneração macular relacionada à idade e edema macular diabético. O procedimento é realizado com anestesia local, é rápido e seguro. Pode ser necessário realizar várias injeções ao longo do tempo para obter os melhores resultados no tratamento.