O que é
Em certos casos, especialmente quando há limitações físicas ou psicológicas, o exame oftalmológico completo não pode ser realizado no consultório, o que é mais comum em pacientes muito jovens ou idosos.
No entanto, se houver necessidade de investigar uma doença oftalmológica ou realizar o controle de uma doença já conhecida, a única maneira de obter um diagnóstico preciso é por meio de um exame oftalmológico realizado sob anestesia geral ou sedação no bloco cirúrgico.
O objetivo desse exame é determinar o estado do olho, identificar o tipo de doença presente e indicar a possibilidade de um tratamento cirúrgico.
Como acontece
O tipo de anestesia ou sedação a ser utilizada é discutido com o paciente e/ou seus familiares, responsáveis ou tutores antes do procedimento. Em pacientes com limitações psíquicas, a anestesia geral é a primeira opção devido à dificuldade de compreensão e cooperação com o procedimento. Por outro lado, em pacientes com limitações físicas, a sedação com anestesia periocular é preferida.
Pós operatório
O pós-exame geralmente não requer cuidados especiais com o olho, a menos que alguma intervenção tenha sido realizada simultaneamente ao exame. Nesses casos, as recomendações adequadas serão fornecidas após o exame.