O que é
A catarata é a opacidade do cristalino, a lente natural do olho que se encontra localizada atrás da pupila. Essa opacidade impede a passagem adequada de luz para a retina, resultando em uma progressiva perda de visão. Com o avançar da idade, o cristalino tende a se tornar mais opaco, sendo o envelhecimento a principal causa de catarata.
Como acontece
O preparo para a cirurgia de catarata pode ou não incluir um jejum de 8 horas antes do procedimento, dependendo do tipo de anestesia escolhida. Caso seja realizada apenas anestesia local ou tópica, não será necessário ficar em jejum. As orientações sobre a administração de medicamentos diários, como controle da pressão arterial, diabetes ou outras patologias, serão fornecidas pelo anestesista antes da cirurgia, avaliando cada caso individualmente.
No dia da cirurgia, é recomendado que o paciente esteja acompanhado por um adulto maior de 18 anos. Durante a internação, serão verificados detalhadamente os dados para garantir que todas as informações relacionadas ao paciente e à cirurgia estejam corretas. Em seguida, será feita uma marcação no olho a ser operado e a pupila será dilatada com colírios no mesmo olho.
O tipo de anestesia será discutido com o paciente antes do procedimento e poderá ser alterado até o momento em que o paciente entrar na sala de cirurgia, desde que haja consenso entre o paciente, o anestesista e o cirurgião.
Pós operatório
No pós-operatório, é essencial seguir rigorosamente as recomendações médicas. O dia e horário para a remoção do tampão ocular serão determinados individualmente para cada paciente. Após a retirada do tampão, o paciente deve iniciar imediatamente o uso dos colírios pós-operatórios, conforme prescrito na receita médica. Em caso de dores nos olhos e/ou diminuição da acuidade visual, é fundamental que o paciente entre em contato imediato com a nossa equipe.