Blog

Alergia Ocular: Como Prevenir

A alergia ocular é o termo usado para definir um série de reações dos nossos olhos e da região ocular a determinadas substâncias e produtos. A alergia é uma condição de resposta do nosso sistema imunológico frente aos inúmeros compostos que entram em nosso organismo. Na maioria dos casos, a pessoa tem pré-disposição à determinados alimentos e matérias e, ao ser exposto tem um episódio alérgico.

Com os nossos olhos, órgãos extremamente complexos e igualmente sensíveis, a situação não poderia ser diferente. Existe um número imenso de substâncias capazes de produzir essas reações alérgicas: Poeira dentro de casa, mudanças climáticas bruscas, ambientes com ar condicionado e poluição urbana são alguns dos fatores que podem contribuir para o desencadeamento desses episódios.

A melhor forma de prevenção está no autoconhecimento das nossas próprias limitações: É importante que o paciente identifique os agentes que mais irritam seus olhos, a fim de evitar complicações maiores tais como inflamação e infecção ocular.

Entre os sintomas mais comuns estão, ardência, coceira, sensação de areia nos olhos e/ou olho seco. Em decorrência disso, é comum que a pessoas apresente os olhos vermelhos e inchados, uma grande sensibilidade a luz e lacrimejamento.

Cuidado e prevenção é a melhor profilaxia nesses casos, por isso trazemos algumas dicas práticas de como evitar alergia ocular:

  • Mantenha os olhos sempre higienizados: Limpe suas lentes de contato e só a utiliza se tiverem higienizadas, além disso, faça a remoção por completo da maquiagem e demais cosméticos.
  • Mantenha os ambientes arejados e com boa exposição ao sol, permitindo assim que o ar circule pela casa e minimizar a formação de fungos.
  • Se possível evite objetos que acumulem poeira como, cortina, carpete, tapete, bicho de pelúcia, etc.
  • Evite coçar os olhos, pois isto estimula mais a alergia ocular, podendo causar um ciclo vicioso.
  • Evite ambientes com muito pó, fumaça ou com odores fortes.