Blog

Hábitos para Prevenir a Catarata

A catarata é uma das principais doenças que pode gerar baixa da visão. Essa patologia é caracterizada por um dano progressivo ao cristalino, a lente natural dos nossos olhos. Na catarata há um acúmulo de pigmentos e gordura que faz com que a superfície do cristalino se torne opaca e, à medida que a doença vai progredindo, a pupila fica esbranquiçada, comprometendo a saúde ocular

Na maioria dos casos, a catarata está associada como consequência natural do envelhecimento das células do corpo humano, sendo assim, acomete principalmente idosos. No entanto, o envelhecimento não é o único fator determinante e por isso, alguns hábitos preventivos podem ser adotados para sair do grupo de risco da catarata e também, buscar um envelhecimento mais saudável.

 

1. Se Proteja do Sol

A vitamina D é ativada pela nossa exposição ao sol, no entanto, embora seja importante para o os níveis de cálcio no organismo e saúde dos ossos, em excesso ela pode ser nociva, e não apenas para a pele. É fundamental que protejamos nossos olhos dos raios UVA e UVB, pois além de poderem provocar queimaduras na córnea causando catarata precoce, essas radiações aceleram a produção de radicais livres, agentes que contribuem para o envelhecimento celular. Por isso, ao estar exposto ao sol, é importante usar chapéus, bonés e viseiras, além dos óculos escuros e do filtro solar.

2. Beba com Moderação

Muitos não conseguem resistir há um bom drink no fim de semana ou ainda, aquela cervejinha no happy hour. No entanto, o consumo em excesso de bebidas alcoólicas também favorece o aumento de radicais livres e com isso, potencializar o envelhecimento precoce das células, acarretando na catarata antecipada.

3. Diga não ao cigarro

Fumar é um hábito extremamente nocivo à saúde como um todo: traz complicações cardíacas, respiratórias, impotência, gestacionais e infelizmente, também compromete a saúde ocular. Contendo mais 4 mil substâncias toxicas, os fumantes estão duas vezes mais propensos a desenvolver catarata com menor idade, uma vez que muitas dessas substâncias aceleram o envelhecimento das células.

 

Bom, agora basta colocar esses hábitos em prática no seu dia a dia como uma forma eficaz para se resguardar de uma das patologias que mais compromete a visibilidade.