Blog

Crenças Populares sobre a Saúde Ocular

Muitas são as crenças populares sobre os mais variados assuntos e há uma coleção enorme sobra aquelas que dizem a respeito à saúde. Medicação caseira, “ isso é bom pra aquilo” e muitos boatos que são passados de geração em geração que podem fazer sentido ou não. Hoje resolvemos explicar três crenças que falam a respeito do cuidado com nossos olhos.

 

Para olho seco, nada melhor que água corrente

O olho fica seco pela diminuição de lágrimas, e as causas mais frequentes são as doenças reumáticas. O tratamento indicado geralmente é o uso de colírios de lágrima artificial para assim, lubrificar os olhos e evitar lesões na córnea. Sendo, assim, lavar os olhos com água corrente não é muito eficiente.

Use Limão para clarear os Olhos

O limão é uma fruta de ph muito ácido e traz grande irritabilidade aos olhos. Seu uso é totalmente contraindicado pois pode causar feridas graves e até mesmo úlceras na córnea. Também correm boatos que limão pode ser usado para parrar com irritação constante nos olhos, quando na verdade se recomenda que nesses casos sejam usados colírios conforme prescrição de um médico oftalmologista.

Anel quente para Curar Terçol

Esse é outro mito espalhado por anos que faz até sentido pelo fato de que o calor de fato, ajuda a aliviar o terçol. No entanto a melhor forma de aliviar ao incômodo do terçol é fazendo compressas com água morna: o metal pode queimar as pálpebras.

Lembre-se que a melhor forma de tratar complicações com a saúde ocular é com a ajuda de um especialista.