Blog

Evitando Acidentes Oculares em Casa

No nosso dia a dia, é comum que participemos de pequenos acidentes domésticos e/ou no ambiente de trabalho: Um tropeço em um degrau que passou por despercebido, um corte com papel ou a tão recorrente esbarrada do dedo nas quinas dos móveis.

Se os adultos se envolvem em acidentes, imagine então as crianças: segundo aponta o Ministério da Saúde, cerca de 110 mil crianças são hospitalizadas ao ano em decorrência desses pequenos acidentes domésticos; dentro dessa estatística, acidentes que são prejudiciais aos olhos são os mais recorrentes.

Seja por desatenção dos pais ou adultos e/ou responsáveis, ou pela curiosidade nata dos pequenos, os acidentes acontecem e, no caso de órgãos tão delicados como os nossos olhos, os danos e sequelas podem ser irreversíveis. Felizmente, podemos adotar medidas simples para diminuir a recorrência desses acidentes.

Conheça as dicas dos especialistas

  • Evite que as crianças manuseiem brinquedos e objetos pontiagudos como faca e tesouras. Esses objetos trazem em si o risco de perfuração ocular.
  • Observe se as crianças têm costume de coçar os olhos. Quando muito constante, esse hábito pode trazer grande irritabilidade aos olhos podendo gerar infecções.
  • Mantenha objetos que oferecem risco fora do alcance das crianças, sejam produtos de limpeza, panela com líquidos quentes e medicamentos. O impacto físico pode ser danoso, bem como muitos desses produtos podem causar irritação se tiverem contato direto com os olhos
  • Cuidados com as plantas dentro de casa: As espinhosas e pontiagudas podem ferir os olhos, e as que tem soltam líquido leitoso podem causar irritação.
  • Procure sempre manter o ambiente limpo e livre de poeira, uma vez que as partículas de poeira podem deixar os olhos ressecados
  • Ao comprar produtos de higiene, procure aqueles de ph neutro, que causam menos irritação aos olhos.

 

Em caso de dúvidas ou aparecimento de sintomas como vermelhidão e inchaço, consulte o oftalmologista e, para os casos de contato direto com produtos que causam irritação ou grandes impactos, não hesite em procurar o auxílio de um profissional no pronto socorro mais próximo.