Blog

Importância dos cílios para a saúde ocular

Você já parou para pensar qual a importância dos cílios para os nossos olhos? Esses pequenos fios trazem toda a proteção necessária para os nosso olhos, pois evitam que poeiras e outras pequenas partículas entrem em contato com os nossos olhos. Eles também funcionam como sensores, nos alertando quando algum inseto ou objeto se aproxima de nossos olhos, fazendo com que nós os fechemos rapidamente, evitando que o objeto entre em contato com nossos olhos.

Os cílios são semelhantes aos cabelos, e possuem 0,25 micrometro de diâmetro. Eles duram em média 100 dias, e quando caem são substituídos por outro. Cada um de nossos olhos possui em média 200 cílios.

As pessoas que sofrem alguma condição que leva a madarose, ou seja a perda de cílios, podem sentir seus olhos irritados permanentemente, pois eles ficam mais expostos à poeiras e bactérias.

A madarose pode ser causada por um série de condições, como blefarites, dermatite atópica, dermatite seborreica, tumores da pálpebra, radioterapia prévia, hipotireoidismo, hipertireoidismo, lúpus, sífilis e tracoma.

A possibilidade dos cílios voltarem a crescer depende de qual foi a causa para a sua perda. Quando a madarose é do tipo não cicatricial os cílios podem voltar a crescer. Mas quando é na forma cicatricial, os folículos pilosos são destruídos e não volta a crescer.

Para um melhor tratamento da madarose, é fundamental entender a sua causa. Por isso, caso perceba que seus cílios estão caindo e não estão sendo substituídos, procure um oftalmologista com urgência.