Blog

Vilões da saúde ocular

Todos sabem a importância de manter uma boa saúde ocular, mas devido à pressa ou a falta de costume, deixamos esses cuidados de lado. Pensando nisso, hoje vamos mostrar hábitos que mais atrapalham a nossa saúde ocular:

 

Falta de acompanhamento oftalmológico

Muitas pessoas acham que problemas de visão são percebidos logo que aparecem, e por isso não consultam o oftalmologista regularmente. Porém esse fato não é verdadeiro, muitas doenças oculares não possuem nenhuma sintoma, e apenas são percebidas com exames. Por isso é fundamental o acompanhamento anual com um oftalmologista.

 

Exposição ao sol

Os raios UVA e UVB são tão danosos para os olhos quanto são para a pele, a exposição prolongada e desprotegida em longo prazo aumentam os riscos de desenvolvimento de Catarata e de Degeneração Macular. Portanto os olhos devem ser protegidos com óculos de sol de qualidade e com garantia de proteção.

 

Estresse

O estresse pode causar muitas doenças, inclusive para os olhos. Esse estresse pode ser causado pelo esforço visual ao utilizar óculos de grau desatualizados ou então pelo uso intensivo do computador. Isso acontece, pois ao focar em um objeto a curtas distâncias os olhos fazem ajustes imperceptíveis e incontroláveis para obter o foco. Esses ajustes são realizados por um músculo dentro do olho, e como todo músculo ao se esforçar muito acaba gerando estresse ocular, que pode causar dores de cabeça, ardência nos olhos, dificuldade de foco, sensação de cansaço e visão turva.

 

Sono

Após um longo dia é fundamental ter uma boa noite de sono, para que seu corpo possa se recuperar para o dia seguinte. Já foi comprovado, pessoas que dormem menos de 6 a 8 horas diárias aumentam o risco de ter alterações vasculares na retina, que pode causar problemas de visão e até mesmo a perda definitiva dela.  Além disso, o hábito de dormir pouco compromete a imunidade, o que facilita o aparecimento de conjuntivite.

 

Dieta 

Uma alimentação saudável previne muitas doenças, e inclusive garante uma boa visão. Certas vitaminas e nutrientes tem o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade, problema que pode levar a cegueira.

 

Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia