Blog

Fatores de risco para o surgimento do Glaucoma

Quem acompanha o Hospital de Olhos Ruimarinho sabe que o galucoma é um dos assuntos mais abordados em nossas redes sociais e ações. Isto porque ele é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo. Cada vez mais pessoas sofrem com a doença principalmente por não terem ideia de que estão com glaucoma, visto que em suas fases iniciais esta doença se apresenta como assintomática.  Daí a importância de ir ao oftalmologista ao menos uma vez por anos, pois com exames específicos é possível detectar como está a sua saúde ocular.

 

Confira a seguir os pontos mais críticos que aumentam o risco de desenvolver glaucoma:

 

Pressão ocular elevada

Quando foi a sua última consulta com um oftalmologista? Monitorar a pressão ocular é importante para determinar o risco de desenvolver glaucoma. É justamente o aumento desta pressão que causa a doença, então não abra mão de um acompanhamento médico adequado.

 

Histórico familiar

Os seus pais ou outros parentes já sofreram com glaucoma? Então, as chances de você desenvolver a doença ficam maiores. Portanto, não hesite: realize consultas regulares ao oftalmologista para monitorar sua saúde ocular.

 

Lesão anterior nos olhos

Algo que poucas pessoas percebem é como lesões oculares possuem um impacto severo no desenvolvimento de algumas doenças. E o glaucoma é uma delas. Procure o tratamento adequado para o problema assim que o ferimento ocorrer para normalizar a pressão e evitar danos a longo prazo.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia

 

Equipe Hospital de Olhos Rui Marinho