Blog

Cegueira: é possível evitar?

Blog - Cegueira: é possível evitar?Você sabia que 75% da cegueira no mundo resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis?

Quando falamos da importância de visitar o seu oftalmologista com frequência é mais do que uma dica, é um alerta, pois sabemos que com um diagnóstico precoce fica muito mais fácil assegurar a saúde ocular de um paciente. Além disso, lidamos com um senso comum, de que muitas pessoas acreditam que só precisam ir ao oftalmologista, quando sua visão começa a apresentar alguma deficiência.

Confira abaixo as principais causas de cegueira em diferentes fases da vida:

– Infância: as infecções congênitas como a catarata, a retinopatia da prematuridade e o glaucoma congênito, sendo que elas possuem tratamento.

– Entre adolescentes e adultos jovens, os acidentes de trânsito, acidentes em atividades esportivas e no ambiente de trabalho.

– Nos adultos, a detecção precoce de glaucoma, principal causa de cegueira irreversível, é fundamental, e só é possível através do exame oftalmológico regular. A catarata tem prevalência muito elevada, acima dos 60 anos, assim como a degeneração macular que devem ser monitoradas com frequência.

Para reforçar a conscientização sobre o combate a cegueira, o Hospital de Olhos Rui Marinho irá realizar no dia 27 de maio a 2ª Blitz da Saúde Ocular. Acompanhe nossa página no Facebook para ficar por dentro de tudo o que acontecerá no evento.

Link: https://www.facebook.com/hospitalruimarinho/

Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Equipe Hospital de Olhos Rui Marinho