Blog

Estrabismo Infantil e Adulto

O que é Estrabismo?

O estrabismo é um desalinhamento dos olhos, em que cada um dos órgãos acaba apontando para uma direção diferente. Apesar de ser uma doença que acomete aproximadamente 4% das crianças, pode também surgir na vida adulta.

O principal sinal do estrabismo é o desvio de um dos olhos, causando um olhar que não fi xa objetos a sua frente. Esse desvio poderá ser constante e sempre percebido, ou ser intermitente,

alterando períodos de alinhamento normal dos olhos e períodos com olhos desviados.

Estrabismo 01

ESTRABISMO INFANTIL

 

Os olhos devem focalizar uma imagem nítida sob a retina e transmiti-la ao cérebro. Se ambos

estão fixando o mesmo ponto, a área visual do cérebro funde as duas imagens em uma única,

tridimensional. Essa ação desenvolve a visão em profundidade e a visão tridimensional. Quando um dos olhos fica estrábico, duas imagens diferentes são enviadas ao cérebro. Nas crianças com pouca idade, o cérebro aprende a ignorar a imagem do olho desviado, passando a receber somente a imagem do olho não desviado ou do olho de melhor visão. Ou seja, o estrabismo provoca a perda de visão tridimensional na criança. O paralelismo dos olhos durante a infância permite o desenvolvimento de uma boa visão em cada olho.

 

O estrabismo na infância, se não for tratado precocemente, pode provocar uma baixa visual ou o aparecimento da ambliopia, que acomete aproximadamente 50% das crianças estrábicas. Inicia-se quando o cérebro reconhece apenas a imagem do olho de melhor visão e ignora a imagem formada pela olho amblíope, que apresenta o estrabismo. O tratamento faz-se com a oclusão do olho de menor visão com a finalidade de melhorar a visão do olho desviado. Se a ambliopia for detectada nos primeiros anos de vida, o tratamento tem bom índice de sucesso. Entretanto, se o tratamento é iniciado mais tarde, a ambliopia e a baixa visual poderão ser definitivas.

 

PREVENÇÃO

Uma conduta simples e eficaz é sempre levar a criança ao oftalmologista, desde os primeiros meses de vida.

 

ESTRABISMO ADULTO

Aproximadamente quatro em cada 100 adultos têm estrabismo. Quando o estrabismo aparece

na idade adulta, pode ser um indício de outra doença no organismo, como: hemorragia cerebral, traumatismos, tumores, doenças musculares, problemas de tireoide, pressão alta e paralisia dos olhos por causa do diabetes.

Dependendo da causa do estrabismo diagnosticada pelo oftalmologista no paciente adulto, o tratamento pode envolver a prescrição de óculos e/ou a cirurgia dos músculos que fazem a movimentação do globo ocular.

 

Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe!
Informação é tudo!
Equipe Hospital de Olhos Rui Marinho.