Blog

É possível envelhecer com uma boa visão?

Blog HORM

Imagem: Reprodução Google Imagens

Existem patologias da visão como os erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), e após os 40 anos têm a famosa “vista cansada” ou presbiopia que, reflete a perde natural da acomodação do cristalino e tendo como resultado a dificuldade de enxergar de perto.

 

As pessoas geralmente negligenciam com os cuidados da visão. Sabemos que o melhor tratamento é a prevenção. Bom, se você quer envelhecer com uma boa visão, confira nossas dicas abaixo para ter olhos saudáveis:

 

  1. Alimentação equilibrada

Abandone os maus hábitos alimentares (frituras, sal, açúcar e carnes vermelhas) e opte por refeições leves. Frutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas são super importantes. Aumente a i ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata e degeneração macular.

  1. Pare de fumar

O cigarro compromete a circulação sanguínea da retina e reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue e afeta a visão em qualquer fase da vida.

  1. Use óculos escuros

A exposição dos olhos a altos índices de raios UV provoca a degeneração macular, doença da retina. Óculos sempre de boa procedência, como proteção UVA e UVB, além dos tratamentos das lentes.

  1. Computador e suas pausas

Se você trabalha e/ou estuda na frente do computador durante muitas horas seguidas, uma pausa a cada 02 horas para que os olhos descansem é essencial. Aproveite a pausa para tomar água e piscar os olhos. Indica-se também a focar em um objeto longe para trabalhar o músculo ocular.

  1. Óculos de proteção

Os olhos merecem estar protegidos durante todos momentos, esportes, atividades de lazer, trabalho, serviços manuais etc. Um pequeno acidente como uma bolada forte nos olhos pode resultar em um descolamento de retina e ser responsável pela perda parcial ou total da visão. Todo cuidado é pouco.

  1. No carro, use cinto de segurança

Quando não era obrigatório o uso de cinto de segurança, os acidentes de trânsito eram os maiores causadores de traumas oculares. Reduziu-se muito o índice após a obrigatoriedade, mas lembre-se que, dependendo do acidente é comum ocorrer perfuração ou laceração ocular.

  1. Check-up ocular

Consulte o seu oftalmologista e avalie regularmente as condições da sua visão.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

 

Equipe Hospital de Olhos Rui Marinho.