Blog

Ceratocone o que é e como tratar

O que é ceratocone?

Ceratocone é uma doença progressiva do olho na qual mudanças estruturais na córnea que alteram a sua resistência e elasticidade a tornam mais fina e modificam sua curvatura normal (praticamente esférica) para um formato mais cônico.
ceratocone-01
Sintomas

A principal consequência do Ceratocone é a diminuição da visão proveniente da distorção da imagem causada pela alteração da curvatura normal da córnea.

Os principais sintomas são visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos. Costuma aparecer na adolescência e progredir até os 30-45 anos de vida, quando então estabiliza-se.

Quando muito inicial, o ceratocone pode apresentar sintomas muito discretos e incaracterísticos, sendo essa fase a mais importante para o diagnóstico e controle da evolução

Fatores de risco

A maioria dos casos de ceratocone aparece espontaneamente, devido a predisposição genética. Porém existem alguns fatores que demostram grande associação como: história familiar, alergia ocular, asma e bronquite, além do ato de esfregar os olhos.

Diagnóstico

O diagnóstico do Ceratocone pode ser realizado durante uma consulta oftalmológica de rotina e através de exames complementares como: topografia corneana e paquimetria. Atualmente existem aparelhos avançados (GALILEI) capazes de detectar ceratocone antes mesmo de ocorrerem alterações da visão.

 

 

Tratamentos

A escolha do melhor tratamento dependerá do estágio em que a doença se encontra. Nos casos leves ou iniciais a maioria dos pacientes podem ter sua visão melhorada com o uso de óculos. Já o uso de lentes de contato pode ser necessário para se conseguir uma melhor visão nos casos moderados ou avançados, sendo normalmente o tratamento de melhor resposta, pela sua segurança e qualidade óptica.

Se similiarizou com as informações? Não deixe de procurar um médico oftalmologista para uma avaliação. Lembre-se, que prevenção é sempre o melhor remédio.

 

Confira o vídeo do Dr. Marcus Vinicius (Diretor Clinico do Hospital de Olhos Rui Marinho) falando sobre o Ceratocone.

 

 

Olhos. Quem cuida vê tudo.